Saúde e Estética

Mais Fit – Pela Nutri Jessica Mazzochi: Alimentos Orgânicos

Olá, vamos falar de orgânicos?

Escutamos com frequência agora esse termo: alimentos orgânicos. Mas você o que pode ser considerado um alimento orgânico? Como ele é produzido?

Neste post vamos falar disso então, produtos orgânicos são cultivados sem uso de agrotóxicos ou defensivos, que é como eles vêm sendo chamados, além disso, o alimento não pode ter passado por modificações genéticas, não pode ser transgênico. Precisa estar na sua forma natural, e ser cultivado respeitando o solo, clima e todas as suas particularidades até estar pronto para o consumo.

Mas o que implica essas alterações nos alimentos? Precisamos nos questionar sobre os dois pontos de vista, a adição de produtos químicos e modificações nos frutos e alimentos faz com que eles sejam cultivados na maioria das vezes de forma mais rápida, mais econômica, com maior produtividade e maior tempo de vida útil para o consumo, já o orgânico são pequenas produções, respeitando tempo natural de maturação, um alimento mais delicado, suscetível a pragas, pois não levam agrotóxicos, frutos que nascem e amadurecem de forma irregular, com tamanhos e cores diferentes, não sendo, visualmente, o alimento mais bonito para comercialização já quem não tem uma aparência padronizada.

O produto orgânico pode não ser aquele fruto gigante e com cores vibrantes que nos enchem aos olhos, mas são livres de substancias tóxicas, que seu consumo tem relação direta com doenças, alergias e o aumento das inflamações no nosso corpo. Mas o consumo de toxinas não é a única parte ruim dos alimentos que não são orgânicos, os usos desses venenos podem alterar o valor nutricional dos alimentos, perdendo vitaminas e mineiras, importantes antioxidantes para nossa saúde.

A atitude de aderir a produtos com certificação orgânica promove a sua saúde, garantindo mais nutrição e sendo de certa forma como medicamento, agindo na prevenção e diminuição de processos inflamatórios que causam doenças mais graves. Você melhora sua saúde e seu paladar, porque os alimentos orgânicos tem um sabor muito mais acentuado, que se destaca diante de produtos encharcados de agrotóxicos. Faça uma alimentação consciente, pensando sempre em longevidade e saúde.

Texto produzido pela Nutricionista Jéssica Mazzochi – CRN 12899

 

 

Ficou com dúvidas? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.